sexta-feira, 15 de junho de 2012



PROJETO   INTERDISCIPLINAR  - ARTE E POESIA

1- Identificação: Maristela Maria Ribeiro
2- Tema: - Leitura e interpretação de poemas através da imagem.
3- Titulo - Arte e poesia
4- Poética a ser utilizada - Os alunos vão realizar trabalhos de pintura com as poesias como temática
5- Justificativa - O Projeto Arte e Poesia têm como objetivo envolver e estimular toda a equipe escolar na construção do conhecimento do nosso educando através da leitura e desenvolvendo as suas habilidades artísticas através da pintura. Dessa forma, uniremos a equipe escolar, alunos, funcionários no desenvolvimento do projeto, pois há espaço para todos: poetas, ilustradores, dançarinos, instrumentistas, cantores solos, duplas, bandas, grupos (e colaboradores), bem como todos os estilos musicais ou poéticos. O projeto Arte e poesia procura trabalhar os escritores da região do Centro oeste e descobrindo os artistas inseridos no meio escolar.
6- Objetivos - Ler é entender o poema e interpretá-los através de imagens, usando a criatividade através de pinturas sejam utilizando as várias técnicas apresentadas .
7- Metodologia - Depois de duas aulas explicativas sobre como quais as técnicas de pinturas os alunos irão escolher entre os poemas oferecidos a eles dos escritores como Cora Coralina, Guimarães Rocha: Salomão Sousa: Miguel Jorge: Heitor Rosa: da região centro oeste inspirados nas obras de Romero Britto, individual ou em grupos irá elaborar uma pintura de acordo com a técnica escolhida.
8- Fundamentação Teórica - A imagem sempre se constituiu em uma forma de o homem expressar seus pensamentos. Durante toda a história da humanidade, o homem utilizou imagens para registrar e representar os fenômenos visuais. Poesia é uma pintura, pois trata de uma atividade intelectual que produz imagens mentais. Arte da palavra por excelência, só lhe damos sentido quando conseguimos construir imagem mental, que se elabora como um quadro até que chegue a constituir um todo. Assim, a leitura do texto poético nos leva a operar com imagens o tempo todo, e uma imagem leva a outra sucessivamente. A literatura é a arte da palavra, no entanto, está intimamente relacionada à construção imagética que podemos fazer ao ler essas palavras. É importante, assim, trabalhar a relação entre texto e imagem desde cedo, estabelecendo um processo associativo que permita ao aluno, a partir do uso de estratégias de leitura, ampliar seu repertório a ponto de se tornar um leitor eficiente.
9- Cronograma de Execução-
Uma aula semanal- Em duas turmas da EJA
Mês de maio- quatro aulas –por turma. (totalizando-08 aulas)
Mês de Junho-quatro aulas por turma totalizando 08 aulas
Mais duas aula por turma finalização das atividades.
10- Referencias
http://www.grupoescolar.com/buscar/poetas_da_regiao_centro-oeste
http://www.britto.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário